FRANZ BOAS

As​ ​limitações​ ​do​ ​método comparativo​ ​da​ ​antropologia​ ​-1896

Franz Boas nasceu em 1858 e morreu em 1942, era de uma família judaica liberal. Boas estudou Estudou física e geografia em Heidelberg, Bonn e Kiel, onde fez doutorado em física (1881) defendendo uma dissertação sobre a cor da água. Em 1883/84, ele participou de uma expedição entre os Esquimós da terra de Baffin Franz partiu como geógrafo, com preocupações de geógrafo (estudar o efeito do meio físico sobre a sociedade esquimó) e percebeu que a organização social era determinada mais pela cultura do que pelo ambiente físico.
Boas foi um dos primeiros antropólogos etnógrafos. Os esquimós centrais, publicada, em 1888, no Sexto relatório anual do Departamento Norte-Americano de Etnologia e reeditada em 1964, sob forma de livro, pela Editora da Universidade de Nebraska. A antropologia moderna descobriu o fato de que a sociedade humana cresceu e se desenvolveu de tal maneira por toda parte, que suas formas, opiniões e ações têm muitos traços fundamentais em comum. Essa descoberta implica a existência de leis que governam o desenvolvimento da sociedade.  A partir dessa descoberta a Antropologia passou a ser de interesse público, pois deixa de se acreditar que não poderia fazer mais que apenas registros de povos estranhos.
“Além disso, as idéias mais complicadas e aparentemente ilógicas e os costumes mais curiosos e complexos aparecem entre algumas poucas tribos aqui e ali, de tal maneira que fica excluída a suposição de uma origem histórica comum.” (pg.26)

“Quando se estuda a cultura de uma tribo qualquer, podem ser encontrados traços análogos mais ou menos próximos de traços singulares de tal cultura numa grande diversidade de povos. Exemplos dessas analogias têm sido amplamente colecionados por Tylor, Spencer, Bastian, Andree, Post e muitos outros.” (pg.26)

Em seu trabalho Boas vai nos dizer que as Investigações sobre as relações mútuas de tribos e povos começam a mostrar que certos elementos culturais são facilmente assimilados, enquanto se rejeitam outros, e frases desgastadas a respeito da imposição cultural de um povo mais altamente civilizado sobre outro, de cultura inferior, que tenha sido conquistado, estão dando lugar a visões mais minuciosas sobre o tema do intercâmbio de realizações culturais.
Franz chama atenção para o perigo da generalização, ele vai dizer: “É preciso compreender com clareza, portanto, que, quando compara fenômenos culturais similares de várias partes do mundo, a fim de descobrir a história uniforme de seu desenvolvimento, a pesquisa antropológica supõe que o mesmo fenômeno etnológico tenha-se desenvolvido em todos os lugares da mesma maneira. Aqui reside a falha no argumento do novo método, pois essa prova não pode ser dada. Até o exame mais superficial mostra que os mesmos fenômenos podem se desenvolver por uma multiplicidade de caminhos. Darei alguns exemplos. Tribos primitivas.” (pg. 30)
Franz em seu trabalho ele vai dar alguns exemplos, esse é um que selecionei para que fique mais claro o entendimento: “Tribos primitivas são quase universalmente divididas em clãs que possuem totens. Não pode haver dúvida de que essa forma de organização social surgiu repetidas vezes de modo independente. Certamente justifica-se a conclusão de que as condições psíquicas do homem favorecem a existência de uma organização totêmica da sociedade, mas daí não decorre que toda sociedade totêmica tenha se desenvolvido em todos os lugares da mesma maneira.” (pg.30)

 Franz Boas vai dizer que o mesmo fenômeno étnico pode se desenvolver a partir de diferentes fontes. O autor vai dizer que o objetivo da investigação que ele faz e descreve no texto As limitações do método comparativo da antropologia é descobrir os processos pelos quais certos estágios culturais se desenvolveram, ele vai relatar que outro objetivo é saber as razões pelas quais tais costumes e crenças existem, ou seja deseja descobrir a história de seu desenvolvimento.



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