FRANZ BOAS
As limitações do método comparativo
da antropologia -1896
Franz Boas nasceu em 1858 e morreu em 1942, era
de uma família judaica liberal. Boas estudou Estudou física e geografia em
Heidelberg, Bonn e Kiel, onde fez doutorado em física (1881) defendendo uma
dissertação sobre a cor da água. Em 1883/84, ele participou de uma expedição
entre os Esquimós da terra de Baffin Franz partiu como geógrafo, com
preocupações de geógrafo (estudar o efeito do meio físico sobre a sociedade
esquimó) e percebeu que a organização social era determinada mais pela cultura
do que pelo ambiente físico.
Boas foi um dos primeiros
antropólogos etnógrafos. Os esquimós centrais, publicada, em 1888, no Sexto
relatório anual do Departamento Norte-Americano de Etnologia e reeditada em
1964, sob forma de livro, pela Editora da Universidade de Nebraska. A
antropologia moderna descobriu o fato de que a sociedade humana cresceu e se
desenvolveu de tal maneira por toda parte, que suas formas, opiniões e ações
têm muitos traços fundamentais em comum. Essa descoberta implica a existência
de leis que governam o desenvolvimento da sociedade. A partir dessa descoberta a Antropologia
passou a ser de interesse público, pois deixa de se acreditar que não poderia
fazer mais que apenas registros de povos estranhos.
“Além disso, as idéias mais complicadas e aparentemente
ilógicas e os costumes mais curiosos e complexos aparecem entre algumas poucas
tribos aqui e ali, de tal maneira que fica excluída a suposição de uma origem
histórica comum.” (pg.26)
“Quando se estuda a cultura de uma tribo qualquer, podem
ser encontrados traços análogos mais ou menos próximos de traços singulares de
tal cultura numa grande diversidade de povos. Exemplos dessas analogias têm
sido amplamente colecionados por Tylor, Spencer, Bastian, Andree, Post e muitos
outros.” (pg.26)
Em seu trabalho Boas vai nos dizer
que as Investigações sobre as relações mútuas de tribos e povos começam a
mostrar que certos elementos culturais são facilmente assimilados, enquanto se
rejeitam outros, e frases desgastadas a respeito da imposição cultural de um povo
mais altamente civilizado sobre outro, de cultura inferior, que tenha sido
conquistado, estão dando lugar a visões mais minuciosas sobre o tema do
intercâmbio de realizações culturais.
Franz chama atenção para o perigo
da generalização, ele vai dizer: “É preciso compreender com clareza, portanto,
que, quando compara fenômenos culturais similares de várias partes do mundo, a
fim de descobrir a história uniforme de seu desenvolvimento, a pesquisa
antropológica supõe que o mesmo fenômeno etnológico tenha-se desenvolvido em
todos os lugares da mesma maneira. Aqui reside a falha no argumento do novo
método, pois essa prova não pode ser dada. Até o exame mais superficial mostra
que os mesmos fenômenos podem se desenvolver por uma multiplicidade de
caminhos. Darei alguns exemplos. Tribos primitivas.” (pg. 30)
Franz em seu trabalho ele vai dar
alguns exemplos, esse é um que selecionei para que fique mais claro o
entendimento: “Tribos primitivas são quase universalmente divididas em clãs que
possuem totens. Não pode haver dúvida de que essa forma de organização social
surgiu repetidas vezes de modo independente. Certamente justifica-se a
conclusão de que as condições psíquicas do homem favorecem a existência de uma
organização totêmica da sociedade, mas daí não decorre que toda sociedade
totêmica tenha se desenvolvido em todos os lugares da mesma maneira.” (pg.30)
Franz Boas vai dizer que o mesmo fenômeno
étnico pode se desenvolver a partir de diferentes fontes. O autor vai dizer que
o objetivo da investigação que ele faz e descreve no texto As limitações do
método comparativo da antropologia é descobrir os processos pelos quais certos
estágios culturais se desenvolveram, ele vai relatar que outro objetivo é saber
as razões pelas quais tais costumes e crenças existem, ou seja deseja descobrir
a história de seu desenvolvimento.
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