LEWIS HENRY MORGAN

Sociedade antiga

Lewis Henry Morgan era um pioneiro antropólogo americano e teórico social que trabalhou como advogado. Ele é conhecido por seu trabalho sobre parentesco e estrutura social, suas teorias de evolução social e sua etnografia dos iroquês (tribo indígena americana). Orientado para o que mantém as sociedades em conjunto. Ele propôs o conceito de que a primeira instituição doméstica humana era o clã matrilinear, não a família patriarcal. Também interessado no que leva à mudança social, ele era um contemporâneo dos teóricos sociais europeus Karl Marx e Friedrich Engels.
Entre seus estudos, destaca-se o do parentesco, no qual Morgan tenta estabelecer conexões de sistemas de parentesco em escala global e o estudo sobre a evolução das sociedades humanas consagrado em Ancient Society (1877), no qual distingue três estados de evolução da humanidade: selvageria, barbárie e civilização.
Em “Sociedade Antiga” Morgan trata dos termos “selvageria”, “barbárie” e “civilização”, numa escala evolutiva da sociedade. Para entender melhor esta escala:




Para o autor, as sociedades passaram por esta evolução, e atualmente estão na civilização. “A humanidade começou sua carreira na base da escala e seguiu um caminho ascendente, desde a selvageria até a civilização, através de lentas acumulações de conhecimento experimental. ”






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RUTH BENEDICT