EVANS PRITCHARD
Bruxaria,
Oráculos e magia entre os Azande
Apêndide
IV - Algumas reminiscência e reflexões
sobre o trabalho de campo.
Foram lembranças do trabalho de campo e
que foram feitas (observações) para que fossem vistos apenas como anotações da
história da antropologia.
Em 1976,
aparece uma versão condensada, preparada por Eva Gillies, bastante próxima à
original.
Qualquer um pode escrever sobre um povo
primitivo, mas não acrescentará algo á antropologia.
Manilowsk = etnografia participante
É preciso saber o que procurar, mas isso
é necessário um bom treinamento sistemático em antropologia social acadêmica.
Quando o objeto de pesquisa é o ser
humano, envolve toda uma personalidade, levar em consideração a cabeça,
coração, tudo que estar envolvido não só a formação acadêmica, mas também o
sexo, idade, classe social, nacionalidade, família, escola, igreja e amizades.
O interesse por bruxaria e gado foi
despertado pelos costumes dos povos que eram observados.
A importância de estudar uma segunda
sociedade x longo tempo de publicação = comprometido o método COMPARATIVO.
O problema não é trazer algo novo, mas
sim uma idéia nova.
OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE
PÁG. 303 – Confiar nos oráculos Zandes
para que houvesse confiança e harmonia (esforçar p/ acreditar/semi-acreditando)
(simbiose).
*Colonialismo Cultural
Abordagem inicial com as crianças para ter confiança dos
adultos.
O que / quanto desses registros devem
ser publicado. O que não estar publicado
estar perdido para sempre.
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